sexta-feira, 4 de junho de 2010

Banco do Brasil promove a inclusão digital para mais de um milhão de pessoas

• Com um ano e cinco meses de funcionamento, o Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil propiciou a instalação de 1.164 telecentros beneficiando mais de um milhão de brasileiros que vivem em comunidades carentes, incluindo as quilombolas, pesqueiras, assentamentos rurais, aldeias e presídios.
• Os telecentros localizados em 526 municípios dos 27 estados do país consistem em salas equipadas com computadores com acesso à internet onde são oferecidos cursos básicos de informática. Trata-se do maior programa de inclusão digital existente no país, que vai atingir a marca de 1.500 telecentros até o final do ano.
• Considerando o uso do software livre, e a doação pelo Banco dos micros usados , o custo médio de cada telecentro gira em torno de apenas R$ 4 mil. O BB doa os computadores e, por intermédio de parcerias com as prefeituras, secretarias de Educação, Ongs etc, mantém o local em funcionamento, treina monitores de informática e garante a presença de instrutores responsáveis pelos cursos oferecidos. Até o momento, o banco já doou mais de 25 mil computadores. Até o final de 2006 serão destinadas 50 mil máquinas ao programa. "Antes os computadores que não eram mais utilizados pelo banco iam a leilão e agora estão contribuindo para o combate à exclusão digital no Brasil. A ausência de conhecimentos em informática é um grande obstáculo para a colocação no mercado de trabalho", diz a coordenadora do programa, Rosana Melo.
• O programa também supre uma necessidade ainda indisponível em muitas comunidades brasileiras. Com acesso ao computador e à internet, estudantes podem realizar pesquisas escolares sob a orientação do monitor e desenvolver seus trabalhos com mais riqueza de conteúdo. Os telecentros colocam à disposição dos seus usuários a utilização dos computadores para edição, digitalização e impressão de documentos, além da popularização de e-mails.
• Notícias Programa de inclusão Digital do BB será ampliado em 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário